:: GATMO Grupo de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea ::

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. Para a realização de um transplante de medula óssea é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja 100%. A chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1:100.000!
Mais de 60% dos pacientes não possuem doadores na família e quando não há um doador aparentado a solução para o transplante é fazer a busca deste doador compatível entre os grupos étnicos representados na população( brancos/caucasianos, mulatos, cafuzos, índios, negros, orientais) cadastrada no banco de doadores de medula óssea. As chances de acharmos um doador não aparentado dependem do grau de miscigenação dos indivíduos na população.
Portanto, quanto maior o número de representantes brasileiros cadastrados no banco, maiores serão as chances dos pacientes que aguardam seus doadores compatíveis!Cadastre-se como um doador voluntário, esses pacientes dependem de nossa solidariedade!

Procedimentos necessários para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea:

- Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;

- Procure na sua cidade um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e CADASTRE-SE !(Veja os endereços de onde se cadastrar como doador voluntário no Brasil, clicando aqui!);

- O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);

- Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);

- Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;

- Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;

- Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;

- Seu atual estado de saúde será então avaliado.

Para se cadastrar na cidade de São Paulo compareça ao:

Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579–Vila Buarque–São Paulo-SP
Segunda à Sexta das 7:30h as 18:00h e aos sábados 7:30h as 15:00h.
Não é necessário agendar!
Informações no telefone:(11) 2176-7000 ramal :5962

ATENÇÃO: Ao se inscrever no REDOME, você não doará a medula de imediato. A amostra de sangue serve somente para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível, você será chamado para a realização de novos exames.

Obs: Quando houver mudança de telefone ou endereço, é necessário comunicar a alteração, pois essa atitude facilitará sua localização em caso de compatibilidade com algum paciente.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pelo REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea. O registro brasileiro foi criado em 1993 e centraliza todas as informações( nome, endereço, telefones para contato e resultados de exames) de pessoas que se dispõem a doar a medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro.

Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo!







Desenvolvimento e Hospedagem de sites